O lúpulo Sorachi Ace foi desenvolvido pela cervejaria japonesa Sapporo em 1970 e só foi começar a ser utilizado em 1984. A partir de 2006 começaram a plantá-lo nos EUA. Mais recentemente a Brooklyn, cervejaria de Nova Iorque entusiasta de cervejas lupuladas, lançou a Sorachi Ace, uma cerveja especial, comemorativa, do estilo Saison, utiliza leveduras belgas e o lúpulo Sorachi Ace é utilizado apenas em Dry-Hopping. Eu tive o prazer de degustá-la na fábrica, servida On Tap, mas a versão engarrafada, utiliza uma garrafa de 750ml rolhada, com refermentação na garrafa utilizando levedura de champagne, dando características diferenciadas e que vão evoluindo com o tempo de garrafa.
A cerveja é clara e translúcida, espuma persistente e carbonatação alta. O aroma é lupulado, herbal e círtrico e se funde com os aromas da levedura condimentados/apimentados e fenólicos. É uma cerveja complexa, de origem muito criativa: Lupulo de origem japonesa, clara como uma pilsen, complexa devido à levedura belga e lupulada com o dry-hopping, tendencia norte-americana. O Amargor é médio/alto e a graduação alcoólica é de 7.4% abv.
Fiquei muito entusiasmado em poder provar essa cerveja na fábrica, no Brooklyn, mas ainda quero provar a versão rolhada, só está difícil pagar o preço dela aquino Brasil, em torno de R$50.
Cervejas on tap no bar da fábrica. |
Vale cerveja que ganhei na entrada |
Funcionária da Brooklyn explicando sobre a fábrica |
Pessoal bebendo no bar da fábrica |
Onde: Brooklyn Brewery, Brooklyn, NY, Preço: Grátis, devido a "Beer Bucks" que ganhei na entrada.
Um fato interessante foi que ao chegar na fábrica, entrei na primeira fila que encontrei para não perder tempo. Só que entrei na fila para o Brooklyn Bowl, um boliche anexo a fábrica no qual paguei US$ 8 para entrar. Depois que percebi meu erro era tarde demais e acabei tomando umas cerveja e almoçando no local, o que foi muito interessante. Era sábado início da tarde e estava lotado, tinha banda tocando, iluminação de balada, tudo escuro e muita criançada correndo e fazendo algazarra.
Em seguida, depois de descobrir que o tour na fabrica era pela entrada do outro lado do prédio, entrei na fila que durou uns 40 minutos, ao chegar na porta, além de ganhar um "Beer Bucks", descobri que nem pagava para entrar. Realmente um tour imperdível em NY.
Quando estava indo embora acabei encontrando dois cariocas que me fizeram ficar até fechar, além de bêbado, me diverti muito:
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