quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Dudu Bier - Belgian Tripel


Muito alcoólica, com cerca de 9% abv, bastante encorpada e com ótimo aroma frutado, a Tripel de meu amigo cervejeiro caseiro Eduardo Klitzke ficou muito bacana. Destaque para a espuma muito volumosa e densa e para a aparência que ficou ótima, muito bem clarificada. 

A cerveja possui carbonatação médio/baixa com uma leve efervescência, o paladar é adocicado no início, o amargor é médio e o aroma predomina frutado e condimentados da levedura belga. Considero o conjunto ótimo, qualidade muito boa para uma cerveja caseira, bom drinkability, um pouco perigosa até, devido ao alto teor alcoólico. Um privilégio poder degustar cervejas assim.

O homebrewer Eduardo Klitzke, também conhecido como Dudu, iniciou sua produção a cerca de 3 anos e recentemente recebeu um prêmio no concurso da cervejaria Bierland, terceiro colocado, que premiava a melhor Witbier (cerveja de trigo belga).

        Dudu e suas premiações.

Onde: Blumenau.

Urthel Samaranth (Quadrium/Quadrupel)



Com rótulo muito simpático e apresentação bacana, esta belga do estilo Belgian Quadrupel possui ótima aparência, é translúcida de coloração interessante, ficando avermelhada contra a luz. A espuma não é muito volumosa mas é persistente, com uma carbonatação média sempre com uma leve efervescência. O aroma é maltado, adocicado, condimentado e demonstra seus 11,5% abv de álcool. No paladar um pouco doce mas que logo é encoberto pelo amargor elevado, especiarias e o álcool. Excelente exemplar de cerveja belga, bastante forte e de personalidade e com equilíbrio razoável para o estilo, que não requer drinkability. Totalmente aprovada.

A cervejaria De Leyerth Brouwerijen é uma cervejaria bastante recente, fundada em 2000, fica na região de Flanders e segue as tradições das cervejarias flamencas.

O sité (clique aqui) é muito bem desenhado e possuis várias informações, incluindo receitas de  pratos que combinam com as cervejas, vale a pena visitar.

Onde: Bruxelas (num mercadinho), Preço: Menos de 3 Euros.

domingo, 25 de agosto de 2013

II Concurso estadual de cervejas caseiras - ACervA Catarinense

Neste último sábado, 23 de agosto, aconteceram as avaliações das amostras enviadas pelos cervejeiros caseiros para o II concurso estadual da ACervA Catarinense. Tive a oportunidade de participar da organização e pude acompanhar todo o processo de avaliações. Os estilos de cerveja participantes foram Belgian Dubbel e Witbier, e também houve avaliação de hidromel. Após a triagem, cerca de 40 cervejeiros tiveram suas amostras avaliadas. Os resultados serão divulgados em Novembro.














Site oficial do concurso da ACervA Catarinense, clique aqui.


quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Antares Barley Wine


"O termo romântico 'Vinho de Cevada' é usado para as cervejas com teor alcoólico similar ao vinho. De cor Bronze, a Antares Barley Wine é uma cerveja forte, licorosa e maltada, com um intenso aroma frutado proveniente das leveduras"

Realmente muito maltada, alcoólica (10% abv), amarga e aromática, esta cerveja surpreendeu. Apesar dos extremos, ela demonstra ótima qualidade e equilíbrio, muito encorpada, cremosa com aromas e sabores muito intensos. Aprovada e recomendada.


Onde/Preço: Presente.

domingo, 4 de agosto de 2013

Antares Porter


Cerveja argentina artesanal feita em Mar Del Plata, com linda apresentação, possui baixa carbonatação e espuma inicialmente volumosa. No aroma e sabor predominam tostados e chocolate e médio amargor. Aroma de lúpulo não foi perceptível. O corpo é médio e a graduação alcoólica é de 5.5% abv. Cerveja bacana, equilibrada e fiel ao estilo, lembra bastante a Meantime Porter, aprovada.


Onde/Preço: Presente.