quinta-feira, 31 de março de 2011

Club Colombia


Ganhei de um amigo que esteve em Medellín, e segundo os locais é a melhor cerveja da Colombia. A Club Colombia, apesar de não ser puro malte, é encorpada com aroma de maltes bem claro, e na minha opinião supera fácil as pilsens comerciais do Brasil. Site da cervejaria: http://www.cervezaclubcolombia.com.

terça-feira, 29 de março de 2011

Franziskaner Weissbier


Clássica cerveja de trigo alemã, feita em Munique, a Franziskaner é de paladar agradável e adocicado. Com 5% ABV é ótima para qualquer ocasião. Acesse o site http://www.franziskaner-weissbier.de/, muito bem elaborado, como a cerveja.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Kasteel Tripel


Fiquei impressionado com o equilíbrio dessa cerveja belga. Apesar dos 11% ABV, o gosto do álcool é bem sutil. Aroma muito agradável, frutado e amargor bem marcante. Lembra um vinho frisante ou champagne.

Site da cervejaria: http://www.vanhonsebrouck.be/

Ela também foi bem avaliada no site Brejas: http://www.brejas.com.br/cervejas/belgica/kasteel-triple/


Veja também: Kasteel Donker.

terça-feira, 22 de março de 2011

#5 Kruger Rivers - MAIN Hefeweizen


Essa foi a minha segunda tentativa de fazer uma cerveja de trigo, pois a primeira ficou intragável. Com 60% de malte de trigo, ela ficou com espuma e cor muito boas. O Aroma  ficou bom também, porém faltou um toque de banana/cravo que a fermentação desse tipo de cerveja produz. A graduação acóolica é de 5%. Para os interessados, segue a receita para 20 litros:

Maltes:
3kg de malte de trigo (8,5 EBC)
1,5kg de malte base pilsen (4 EBC)
0,5kg de malte Munich (45 EBC)
Lúpulos
30gr de Hallertauer Mittelfrueh
Fermento
1 pkg WB-06 (SafeAle German Ale)

Brassagem: 
1) 22 litros de agua a 40°C, adicionar os maltes moídos;
2) Aquecer a 50ºC em 20 minutos e manter por mais 25 minutos;
3) Aquecer a 64°C em 20 minutos e manter por 60 minutos;
4) Aquecer a 72°C em 10 minutos e manter por 10 minutos;
5) Aquecer a 75°C e proceder com "Mash out", adicionando mais 6 litros de água a 70°C.

sexta-feira, 18 de março de 2011

#6 Kruger Rivers: Dommel Belgian Blond Ale


As cervejas Krüger Rivers são nomeadas de acordo com os rios da região de origem do estilo da cerveja. Dommel é um rio da Bélgica, país com estilos de cervejas bem criativos. Esta Belgian Blond Ale é uma cerveja de alta fermentação, aroma frutado característico das cervejas belgas e sua graduação alcóolica é de 6.0%.

Solicite a receita postando um comentário.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Westmalle Trapist Dubbel


Essa dubbel trapista possui uma segunda fermentação na própria garrafa, o que pode variar suas características dependendo da garrafa usada, ou barril. Segundo o site do fabricante (http://www.trappistwestmalle.be/en/page/dubbel.aspx), além da garrafa de 330ml, possui uma de 750ml e barris de 30 e 50 litros. A cerveja é muito saborosa com aromas frutados e doce e amargor elevado, porém deu para sentir muito alcool apesar de sua graduação alcóolica não ser tão elevada assim, de 7%. Quem mora na europa ou passar por lá, tem o privilégio de poder comprar esse exemplar de cerveja feita sob supervisão de monges por menos de 2 euros nos mercados.

Take Courage - Courage Best Bitter


Bem amarga, aparentemente uma ESB (Extra Special Bitter). Com baixa carbonatação e cor avermelhada, provei ela no Green Man Pub (http://www.beerintheevening.com/pubs/s/54/5422/Green_Man/Bedfont), um pub do século 17, perto do aeroporto Heathrow, em Londres.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Diversas e Hackapeter

Baden Baden - Stout


A Stout da Baden Baden não possui a mesma textura na espuma da stout mais popular, a Guinness, mas não fica devendo, é bem encorpada e amarga (devido aos maltes torrados sabor café e chocolate), e a graduação alcóolica é maior, com 7.5%, remetendo ao estilo "Foreign Extra Stout". 
Site da Cervejaria: http://www.badenbaden.com.br

Theakston - Old Peculier


Encorapada, esta Old Ale é bem escura com tonalidade avermelhada, com um estilo bem peculiar :-) e é a cerveja oficial do festival "Theakstons Old Peculier Crime Writing Festival" (http://www.harrogate-festival.org.uk/crime). Semelhante a uma porter clássica, é uma cerveja tradicional inglesa. 


Viking Brew - Frigga


Viking Brew é uma micro-cervejaria que está nascendo em Blumenau e já conta com vários estilos de cerveja. Para cada estilo de cerveja a Viking Brew utiliza um personagem viking para identificar. "Frigga" é uma Strong Golden Ale, aroma doce e frutado e amargor baixo a médio. Encorpada e de teor alcóolico de 7.0%, essa cerveja já possui vários fãs, inclusive eu.
Site da cervejaria: www.vikingbrew.com.br


Estas cervejas foram apreciadas acompanhadas de um Hackapeter!

segunda-feira, 14 de março de 2011

Cervejaria Artesanal De Prael

A cervejaria De Prael (ou Brouwerij De Prael) fica no centro de Amsterdam (Voorburgwal 30) e produz cerveja a cerca de 10 anos, pouco tempo se comparado com as outras cervejarias locais. Possue uma carta de cervejas razoável incluindo Kölsch, Witbier, Bock, Barleywine, Triple Blond (Foto), Quadruppel e outras. Gostei bantante da cerveja e parece ser bem "caprichada" resultado de um trabalho bem profissional. Além da Triple Blond, provei a Barleywine e gostei bastante. Com essas duas já deu para ficar um pouco tonto :-). Site do local: (http://www.deprael.nl/).

sexta-feira, 4 de março de 2011

Copos x Cervejas

Encontrei essa imagem no site http://www.beerrecipes.org/, que ilustra os tipo de copo para cada cerveja, a propósito, neste site podem ser encontradas várias receitas interessantes para cervejeiros.

quarta-feira, 2 de março de 2011

#1 Kruger Rivers: Thames ESB


Para inaugurar o blog, esta é a primeira Kruger Rivers, uma ESB (Extra Special/Strong Bitter), feita em junho de 2010. Contando com muita sorte de principiante e dicas de cervejeiros mais experientes, ela foi um sucesso.

Perfil: Cor ambar avermelhada, amargor médio/alto, 5% de graduação alcóolica e bastante aromática.