sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Bacchus Flemish Old Brown



A "Van Honsebrouck" é uma cervejaria familiar belga nascida em 1865 na cidade de Ingelmunster. Originalmente denominada "Sint-Jozef Brewery", ela está hoje sob o comando da 5ª geração da família Van Honsebrouck.

Apesar do rótulo afirmar tratar-se de uma 'Oud Bruin', tecnicamente a "Bacchus" é uma 'Flander Red Ale'. Ainda que sua produção envolva a inoculação mista de leveduras de alta fermentação "Saccharomyces Cerevisiae" e bactérias láticas, diferentemente das 'Oud Bruin' ela é maturada em em tonéis de carvalho e não de inox. A maturação em madeira interfere bastante nas características organolépticas, principalmente no que tange a presença de características animais provenientes das leveduras selvagens do tipo 'Brettanomyces' que vivem no carvalho. 

Antes de ser engarrafada, a "Bacchus" passa ainda por um processo de "blendagem". Desse modo, uma porção da cerveja envelhecida por cerca de 12 meses é misturada a uma porção da cerveja jovem, obtendo-se com isso o equilíbrio entre a acidez da velha e o frescor da nova.

Líquido marrom avermelhado, contra a luz revela tons de sangue. No corpo exibe creme bege de média formação e duração.

Texto acima by Odimi Toge, avaliador top 10 do site brejas.

É realmente uma cerveja diferente de tudo que já tomei, até mesmo as geuzes não me causaram tanta estranheza. Não que seja ruim, mas é um perfil muito diferente, a acidez e aroma parecem mais um vinho frizante branco. Muitíssimo bacana o presente recebido.

Presente de Charles Ristow, cervejeiro e sócio da Cervejaria Belgard.

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Karlsbrau Pils


Cerveja tradicional Pilsener de estilo alemão, um pouco mais seca que a Checa mas de mesmo nível de qualidade. Boa cerveja sem dúvidas, me parece ser a mesma cerveja que a ACDC German Beer, já que é feita pela mesma cervejaria em Hamburgo, norte da Alemanha e é do mesmo estilo.

Essa veio de Puerto Madero, Argentina, de presente.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

#35 Krüger Rivers Radbuza - Bohemian Pilsener



Na segunda produção de uma cerveja lager da nanocervejaria Krüger River, é repetida a receita da Bohemian Pilsner com apenas pequenos ajustes. A aparência ficou excelente, clarificação perfeita e volumosa espuma. O amargor ligeiramente acentuado ficou de acordo com o estilo e o aroma de lúpulos ficou sutil, dentro do esperado. Com 5.2% abv de graduação alcoólica e corpo médio, a cerveja ficou com ótima drinkabilidade, na minha opinião, sendo que o único ponto que não agradou foi um pouco de fenóis, provenientes da fermentação, lembrando levemente uma cerveja de trigo clara (weissbier kristallklar), o que porém não tirou o brilho do resultado.

Feliz com mais uma produção de sucesso.

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Dudu Klitzke, Baltic Porter

Cerveja do cervejeiro caseiro Eduardo Klitzke, foi submetida ao concurso cervejeiro caseiro da Bierland de 2016. Do estilo Baltic Porter, é uma versão mais alcoólica é maltada que uma Porter. Com espuma não muito volumosa mas bastante persistente, possui linda coloração marrom escuro avermelhada. O aroma é maltado lembrando chocolate e toffee, e no sabor além do álcool, o dulçor do malte é contrabalanceado pelo amargor dos lúpulos. Cerveja bastante equilibrada apesar dos extremos amargor e graduação alcoólica. Excelente, parabéns ao cervejeiro!