segunda-feira, 27 de julho de 2015

Beamish Irish Stout


Do mais tradicional estilo irlandês, a Beamish Irish Stout se destaca pela elevada qualidade. Assim como as suas concorrentes, possui dentro de sua embalagem de lata, uma capsula com substância que simula uma torneira tradicional com nitrogênio injetado, formando uma espuma muito densa e persistente. Completando sua aparência, além de sua lata bem desenhada, a cerveja possui coloração vermelha muito escura, quase preta. A carbonatação é muito baixa e a graduação alcoólica é de 4.3% abv, No aroma e sabor predominam os tostados e leve maltada tendendo ao caramelo queimado e no final um amargor médio, facilmente confundido com os tostados. Cerveja bem equilibrada e de alta drinkabilidade, superou em muito minhas baixas expectativas sobre ela, fortemente recomendada!


Onde: Tesco Express Temple Bar Dublin, preço: Menos de 2 euros.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Gambrinus Originál 10º




A Gambrinus Original, com 4.3% abv, é uma das cervejas mais populares na República Checa. Feita na cidade de Pilsen, é uma marca na mesma cervejaria da Pilsner Urquell, a Plzeňský Prazdroj, A.S., Como peguei barato, acredito ser uma 2ª linha da cervejaria. Apesar do preço, não deixou a desejar, não economizaram no malte nem no lúpulo, ficando perfeitamente encaixada no grupos das cervejas tchecas de qualidade, do estilo Pilsner, com o mesmo perfil da Pilsner UrquellKozelRadegastBranik e Staropramen. Ótima cerveja, recomendada!

Site da marca, clique aqui.

Onde: Merccado em Praga, Preço: Menos de 1 euro.

terça-feira, 21 de julho de 2015

Koenigsbier Premium Quality Beer


Cerveja estilo Pale Lager produzida na França pela Brasserie De Saint Omer para a CMI (Carrefour Merchandise Internationales), com 4.2% abv, e também produzida na Alemanha numa versão de 500ml e 4.5% pela Karslberg. Cerveja bem simples e aguada, apesar de puro malte, e também sem uma presença minimamente expressiva de lúpulos. Decepcionante. Apenas uma cerveja barata fabricada para uma grande rede de supermercados. Não recomendo.


Onde: Carrefour Express, Barcelona. Preço: Cerca de 50 cents de Euro.

Schornstein Imperial Stout


Medalha de prata no South Beer Cup 2014 em  Belo Horizonte, esta Imperial Stout produzida em Pomerode-SC pela cervejaria Schornstein se destaca pelo equilíbrio. Com corpo alto e carbonatação baixa, forma uma espuma muito cremosa e de boa persistência. De tom avermelhado é muito escura devido aos maltes tostados, com notas de café, chocolate e caramelo queimado. Além disso possui um perfil maltado, um pouco licoroso e adocicado, com graduação alcoólica de 8,0% abv. Cerveja muito bacana e de muito bom gosto, parabéns a cervejaria!


Onde/Preço: Recebi de presente.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Ayinger Celebrator Doppelbock


De coloração escura, avermelhada e translúcida, esta Doppelbock da Baviera é uma cerveja muito maltada, chegando a ser licorosa, contrastando com o amargor acentuado, o que resulta num bom equilíbrio. A espuma é bem volumosa mas não muito persistente. No aroma predomina o maltado, lembrando um vinho do porto, bastante acentuado e agradável. Graduação alcoólica é de 6,7% abv. Ótima cerveja, excelente qualidade, aprovada!


Veja também:


Onde/Preço: Recebi de presente.

domingo, 19 de julho de 2015

Cute Hoor Irish Pale Ale


Cerveja de coloração dourada e espuma cremosa, possui perfil lupulado e amargo, bem menos voltado para o maltado como seria uma Pale Ale  estilo inglês. Estilo para quem gosta de cervejas lupuladas, o que não é muito comum nos estilos irlandeses. Gostei do estilo, que não conhecia, e gostei da cerveja, aprovada!

Cervejaria pertence ao grupo Heineken.

Onde: The Temple Bar, Dublin. Preço: 5 Euros.

sábado, 18 de julho de 2015

8 Degrees Brewing, Howling Gale Pale Ale



Diferentemente da Inglaterra, as Pale Ales irlandesas possuem um perfil mais focado nos lúpulos que nos maltes, pelo menos nas poucas que pude provar. É o caso da Eight Degrees "Howling Gale Pale Ale", que possui coloração laranja escuro, carbonatação média e  espuma não muito densa. O perfil de lúpulos tende a floral e cítrico com um amargor áspero (verde). Cerveja de personalidade, dum estilo que inspirou as Pale Ales americanas ou foi inspirada por elas. Utiliza lúpulos americanos American Chinook, Amarillo e Centennial. Me surpreendeu, recomendo!


Onde: The Merchants Archs, Dublin. Preço: 6 Euros.

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Porterhouse Brewing - TSB


Cerveja de tradicional estilo londrino, o ESB, homenageia o artista William Turner, que nasceu no local onde hoje é o bar The Porterhouse, em Londres. Utiliza o lúpulo da Nova Zelândia, o Sticklebract. TSB: Turner's Sticklebract Bitter é uma cerveja relativamente leve, com 3.7% abv, no aroma e sabor mescla um leve maltado tendendo ao caramelo com o lúpulo neo-zelandês. Ale equilibrada de boa drinkabilidade, é um dos pontos altos da cervejaria. Totalmente aprovada!



Onde: The Porterhouse, Dublin. Preço: 5 euros.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

O'Hara's Irish Lager - Munich Helles


Fechando minha beertrip em Dublin e para provar que existe cerveja Lager feita na terra das Ales, essa é uma cerveja do estilo Munich Helles, um dos estilos mais tradicionais na Baviera. Lager de ótima qualidade feita pela O'Hara's, uma cervejaria de Calow, ao sul de Dublin, fundada em 1996. A cervejaria produz diversos estilos, quase todas Ales. Gostei bastante da cerveja um pouco menos redonda que as alemãs, com um leve amargor "verde" de lúpulos.


Onde: The Norseman, Dublin. Preço: 5 euros.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Palta Smoked India


Maltes defumados equilibrados com o amargor do lúpulo. Esta é a essência da Palta Smoked India, novo rótulo que a cervejaria curibana apresenta aos mercado da cervejas artesanais. O lançamento acontece no início de julho, em Curitiba, seguido de eventos de apresentação e degustação em outros estados.

A Palta Smoked India é uma cerveja complexa, porém fácil de degustar por conta da perfeita harmonia entre o defumado, o amargor e a madeira. Exibida em primeira mão no Festival Brasileiro de Blumenau na forma de chopp, a Palta Smoked India teve uma boa aprovação dos visitantes do maior encontro cervejeiro do país, e ainda recebeu medalha de prata no Concurso Brasileiro de Cervejas em sua categoria.

O nome “Smoked India” é uma referência à combinação dos ingredientes utilizados no desenvolvimento da receita. “Procuramos aliar algumas notas de uma India Pale Ale com outras de uma Rauchbier (smoked)”, afirmou o mestre cervejeiro Vinícius Sampaio. Para tornar esta cerveja ainda mais interessante, ela passa por um processo de maturação com carvalho, trazendo leves notas amadeiradas e melhor equilíbrio no sabor.

Segundo o cervejeiro, o resultado é “uma cerveja de corpo médio, amargor médio-baixo, teor alcoólico médio, porém, bem inserido. O defumado é suave, tornando-a uma cerveja com bom drinkability”, disse Sampaio. No copo destaque para a coloração marrom avermelhada, carbonatação média e espuma creme. Tem o aroma defumado com leve tostado. No paladar tem amargor médio-baixo e leve sabor caramelo. ”Colocamos muita paixão no desenvolvimento dos nossos rótulos e no caso da Smoked India, que foi premiada antes mesmo do seu lançamento, estamos muito orgulhos com o resultado”, disse o cervejeiro.

Serviço
Especificação Palta Smoked India
Teor alcoólico – 6,2% ABV
Estilo – Smoked Beer
Amargor – 32 IBU
Temperatura ideal – 4º a 7º C

Fonte: Bem Paraná.

Onde: Festival Brasileiro da Cerveja 2015. Preço: apenas prova por uns 3 Reais.


terça-feira, 14 de julho de 2015

ZeHn Bier Wiezen


Cerveja de trigo tradicional da região da Baviera, na Alemanha. Sua coloração é dourada e tipicamente turva. O aroma é suave e frutado, com notas de banana e cravo. O sabor é suavemente doce e bem carbonatado, bastante refrescante e fácil de beber. É uma cerveja não filtrada que conserva a levedura cervejeira.

Cerveja suave e fiel ao estilo, bom custo-benefício.


Onde: Giassi Supermercados. Preço: R$ 7,89.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Anchor Bock Beer


A Anchor é uma tradicional cervejaria norte americana de San Francisco, Califórnia, fundada em 1896 (história da cervejaria). Produz diversos rótulos de cervejas artesanais e é um dos principais atuantes no movimento de cervejas artesanais nos Estados Unidos e na Califórnia, estado com cerca de 540 cervejarias artesanais.

A Anchor Bock Beer é uma cerveja bock tradicional, maltada e com 5.5% abv, se destaca pelo aroma maltado e espuma persistente. Apresenta também um pouco de tostados e caramelo queimado. Cerveja equilibrada, recomendo!


Onde: Haake Beer, Blumenau, Preço: R$ 21.

domingo, 12 de julho de 2015

Wäls Quadruppel Barrel Aged


Cerveja licorosa e complexa que destaca nessa versão a característica da maturação em barris de madeira. Cerveja de muita personalidade, recomendo.

Onde: Festival Brasileiro da Cerveja 2015. Preço: Apenas prova por uns 5 Reais.

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Guinness Storehouse


A Guinness Storehouse, um dos principais pontos turísticos de Dublin, é um museu anexo a fábrica que ocupa uma área grande na região central da cidade. O museu possui vários andares e conta com um bar observatório no topo com vista 360º para quase toda cidade, além de uma loja de souvenires. A atração é do tipo auto-guiada, onde o visitante vai caminhando pelos pontos sequencialmente e ouve um audio explicativo através de um guia fornecido gratuitamente. No final do tour, opcionalmente, o visitante poderá fazer um "treinamento" de como servir seu próprio pint de Guinness, muito bacana!

Alguns destaques:


Fonte representando água. (Europeu não pode ver uma poça que joga moedas).



Arthur Guinness Galery.









Itens do museu.




Escultura encomendada por artistas de varias partes do mundo.



Sala de prova.






Pour your own pint!



Vista do último andar, o Gravity Bar, com vista 360º da cidade, ao fundo Wicklow Montains.


Visita muito bacana, mesmo para quem não gosta muito de cerveja, o que não é o meu caso.

Informações e tickets:


LEOPOLDINA Witbier


"A Leopoldina Witbier é uma combinação leve e refrescante. Tradicionalmente produzida na Bélgica e na Holanda, a witbier - significa “cerveja branca”, devido às proteínas do trigo e ao fermento que a deixam com uma coloração dourado claro de aspecto turvo – é a descendente direta das cervejas medievais, armazenadas antigamente com temperos cítricos. Produzida com um delicada seleção de maltes de trigo, a Leopoldina Witbier possui um toque adocicado e cítrico, provenientes do limão siciliano e do coentro, que criam uma harmonia indiscutível. Uma bebida agradável e que proporciona combinações com diferentes pratos. "

Cerveja com receita muito interessante, utilizando limão siciliano em vez de laranja. Aroma e sabor agradáveis, porém ficou a desejar um pouco no processo, pois havia uma quantidade muito grande de levedura na garrafa.


Onde: Casa Valduga, Vale dos Vinhedos. Preço: R$ 13.